quinta-feira, 31 de janeiro de 2013


alhos & bugalhos

Frase do Dia
O amor é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar.
Carlos Drummond de Andrade.

NOTA DE PESAR JUAREZ VICENTE

Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia
Associação Bahiana de Imprensa – Seccional Sul

NOTA DE FALECIMENTO

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) e a Associação Bahiana de Imprensa – Seccional Sul - vêm a púbico manifestar votos de pesar pelo falecimento do jornalista JUAREZ VICENTE DE CARVALHO, ocorrido nesta quarta-feira, dia 30 de janeiro, na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, onde se encontrava internado. Nesse momento de profunda tristeza e despedida, os companheiros da imprensa prestam solidariedade aos familiares e amigos e tributam homenagem a esse profissional que durante quatro décadas exerceu o ofício da comunicação com coragem e ética.
Itabuna, 30 de janeiro de 2013.
Diretoria do SINJORBA
Diretoria da ABI-SUL
Bookmark and Share

JUAREZ VICENTE DEIXA UM LEGADO E SAUDADES

Walmir Rosário
A única certeza que temos na vida é a da morte. Às vezes ela chega sem esperar e conclui sua empreitada, outras, nem tanto, encosta no indivíduo e fica ali apesar de todas as resistências, minando a saúde até concluir o seu intento. Com Juarez Vicente de Carvalho foi assim, não adiantou espernear, a morte venceu a vida.
Tristes, nós, que gostamos de Juju (apesar dele ter morrido), estamos de luto, embora sua morte não vá apaga-lo de nossas memórias. Cumpriu o ciclo da vida. Nasceu, cresceu, viveu e foi embora. Particularmente, considero a vida (o viver) uma das características mais importante de Juarez Vicente, dada a sua vontade de exercê-la em sua plenitude.
Professor de Química, Juarez deixou um legado de conhecimento repassado aos alunos, hoje homens feitos e que sentem orgulho quando falam do seu professor. Mas a sala de aula não foi o seu principal sacerdócio, reservado ao jornalismo, um repórter dedicado, um editor que “não brigava com a notícia”.
E foi assim que foi conhecido nos veículos de comunicação por que passou, notadamente nos rádios e jornais, onde tratava a notícia com seriedade, mas sem desprezar as especulações. O “Bokadefogo”, como era conhecido pelo título da coluna que sempre levou para os veículos em que trabalhava, cuspia marimbondos. Era implacável.
Com a mesma seriedade com que tratava a comunicação social nos veículos de comunicação, exercia os cargos de assessoria de imprensa de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo com responsabilidade. Transitava bem dos dois lados do balcão, com se diz comumente no jargão do jornalismo.
E Juarez não se limitava somente ao exercício da labuta das redações e assessorias. Era um sindicalista que participava de todas as lutas dos profissionais de comunicação, compartilhando com os companheiros de congressos, mesas redondas e workshops com a mesma desenvoltura de uma mesa de negociação salarial.
Sua luta está registrada na direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba), particularmente na Delegacia Sindical do Sul da Bahia, da qual participou como candidato da eleição mais concorrida, no final da década de 1980. Perdeu a eleição, mas não a dignidade e o ímpeto para a luta.
O Juarez Vicente das redações, que por vezes não fazia concessões para escamotear a verdade, era o mesmo Juarez Vicente poeta, com livros publicados e participação ativa na vida cultural grapiúna. Fundador do Clube do poeta, exerceu também sua presidência, cuja contribuição é por demais conhecida.
Multifacetado, ou multimídia, tanto faz, ainda conhecemos o Juarez Vicente cantor, com passagens por diversos grupos musicais e bandas de Itabuna. Com um vasto repertório de sambas, boleros, jovem guarda, bossa nova e jazz, animava as madrugadas nos quatro cantos de nossa cidade.
A boemia era uma das facetas de Juarez Vicente, onde colecionava amigos tantos para um grande bate-papo nas mesas de bar da cidade. Aconchegado num desses ambientes debatia com maestria desde a atividade de um varredor de ruas até as científicas viagens à lua, com argumentos irrefutáveis.
Lá pras tantas, para evitar as distensões por conta da ingestão de cachaça e cerveja dos participantes da mesa, sabia como ninguém encerrar o bate-papo que descambava para o prenúncio de uma confusão:
– Deixa pra lá, isso é uma questão de hermenêutica, está entre a dialética e a metafísica – argumentava com altivez.
E não se fala mais nisso!
Adeus, Juju!
Jornalista, advogado e editor do www.ciadanoticia.com.br

Por hoje é só. Vou guardar a tesoura, a agulha e a linha
Vou bater o martelo... Ponto Final. (Redação: o Bolso do Alfaiate)

O Evangelho do Dia
Quinta-feira da 3ª semana do Tempo Comum

Santo do dia : S. João Bosco, presb., +1888
image Saber mais sobre os Santos do dia 

Leituras

Comentário ao Evangelho do dia feito por : Beata Teresa de Calcutá 
Ser a luz do mundo (cf. Mt 5,14)

Evangelho segundo S. Marcos 4,21-25. 

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Põe-se, porventura, a candeia debaixo do alqueire ou debaixo da cama? Não é para ser colocada no candelabro?
Porque não há nada escondido que não venha a descobrir-se, nem há nada oculto que não venha à luz.
Se alguém tem ouvidos para ouvir, oiça.»
E prosseguiu: «Tomai sentido no que ouvis. Com a medida que empregardes para medir é que sereis medidos, e ainda vos será acrescentado.
Pois àquele que tem, será dado; e ao que não tem, mesmo aquilo que tem lhe será tirado.»

Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.or

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O Evangelho do Dia
Quarta-feira da 3ª semana do Tempo Comum

Santo do dia : Santa Jacinta Mariscotti, v., +1640,  Santa Batilde, viúva, +680
image Saber mais sobre os Santos do dia 

Leituras

Comentário ao Evangelho do dia feito por : São Bernardo 
«O Semeador semeia a Palavra»

Evangelho segundo S. Marcos 4,1-20. 

Naquele tempo, Jesus começou a ensinar de novo começou à beira-mar. Uma enorme multidão veio agrupar-se junto dele e, por isso, teve de subir para um barco e sentar-Se nele, no mar, ficando a multidão em terra, junto ao mar.
Ensinava-lhes muitas coisas em parábolas e dizia nos seus ensinamentos:
«Escutai: o semeador saiu a semear.
Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho e vieram as aves e comeram-na.
Outra caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra e logo brotou, por não ter profundidade de terra;
mas, quando o sol se ergueu, foi queimada e, por não ter raiz, secou.
Outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram, sufocaram-na, e não deu fruto.
Outra caiu em terra boa e, crescendo e vicejando, deu fruto e produziu a trinta, a sessenta e a cem por um.»
E dizia: «Quem tem ouvidos para ouvir, oiça.»
Ao ficar só, os que o rodeavam, juntamente com os Doze, perguntaram-lhe o sentido da parábola.
Respondeu: «A vós é dado conhecer o mistério do Reino de Deus; mas, aos que estão de fora, tudo se lhes propõe em parábolas,
para que ao olhar, olhem e não vejam, ao ouvir, oiçam e não compreendam, não vão eles converter-se e ser perdoados.»
E acrescentou: «Não compreendeis esta parábola? Como compreendereis então todas as outras parábolas?
O semeador semeia a palavra.
Os que estão ao longo do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; e, mal a ouvem, chega Satanás e tira a palavra semeada neles.
Do mesmo modo, os que recebem a semente em terreno pedregoso, são aqueles que, ao ouvirem a palavra, logo a recebem com alegria,
mas não têm raiz em si próprios, são inconstantes e, quando surge a tribulação ou a perseguição por causa da palavra, logo desfalecem.
Outros há que recebem a semente entre espinhos; esses ouvem a palavra,
mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e as restantes ambições entram neles e sufocam a palavra, que fica infrutífera.
Aqueles que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra, a recebem, dão fruto e produzem a trinta, a sessenta e a cem por um.»

Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

alhos & bugalhos - Especial

Direto do Portalmix.com.br


Movimento dos Sem Terra se reúne com Gilka Badaró em Itajuípe

A prefeita e grande parte dos secretários estiveram reunidos na manhã desta terça para discutir uma pauta de reivindicações dos Sem Terra.
   
DSCF3761
Reunião no Gabinete da Prefeita
Representantes do Movimento dos Sem Terra (MST) estiveram reunidos na manhã desta terça (29), na Prefeitura de Itajuípe, com a prefeita Gilka Badaró e boa parte de seu secretariado a exemplo da professora Nádia do Vale, Secretária de Educação, Humberto Badaró, Secretário de Administração, Cadja Nunes, Secretária de Desenvolvimento Social, José Edilson, Secretário de Obras, professora Jequinha, Diretora de Cultura, representantes da Secretaria de Educação e os vereadores Pádua, Jean, Edmilson e Tafarel.
Na pauta do MST estavam inscritas reivindicações para os assentamentos Rosa Luxemburgo (Região do Taimbé), Cruzeiro do Norte, Luanda e para o acampamento Pátria Livre (Arco Íris).
DSCF3888
Wilson, representante do MST
As principais demandas giram em torno da educação, onde o líder do movimento na região, Wilson Pianissola expôs à prefeita a necessidade de rever a localização de escolas na Zona Rural de forma a atender as crianças com mais comodidade e também a implantação de turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Em relação à Merenda Escolar também houve um debate sobre uma solução para atender às escolas localizadas nos assentamentos, onde foi citado que o acesso é complicado, tornando-se mais prático o preparo da merenda nas próprias escolas. Na saúde os membros da comissão do MST solicitaram atendimento médico, ao menos uma vez por mês nos assentamentos Cruzeiro do Norte e Rosa Luxemburgo. Em relação ao assentamento Luanda o atendimento já é feito pela Unidade de Saúde do distrito de Sequeiro Grande.
Outras reivindicações foram no segmento de infra-estrutura como abastecimento de água potável e melhorias nas estradas vicinais. A Cultura, o Esporte e o Lazer finalizaram a pauta das discussões.
Gilka Badaró - Prefeita de Itajuípe
Gilka Badaró – Prefeita de Itajuípe
A prefeita Gilka Badaró disse que a reunião foi produtiva e proveitosa, já que o mais importante nesse primeiro momento é o diálogo com os representantes do movimento. Ela fez ver a todos que estavam na reunião que as dificuldades deste início de mandato são grandes, mas que não viu na pauta de reivindicações nenhuma solicitação impossível de ser atendida. “Alguns casos serão resolvidos de imediato, outros nós precisamos de um tempo para nos organizar, mas o importante é que estamos atentos às reinvindicações de vocês e estamos a disposição para tentar atende-los” disse a prefeita.
O representante do MST, Wilson Pianissola falou à reportagem do PortalMix que a reunião atendeu as expectativas do movimento e disse que o MST não quer criar problemas para a administração municipal, mas sim ser um parceiro em busca de benefícios para os assentados.
Militantes do Movimento fizeram uma caminhada pelas ruas de Itajuípe
Militantes do Movimento fizeram uma caminhada pelas ruas de Itajuípe

alhos & bugalhos

Frase do Dia
O amor é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar.
Carlos Drummond de Andrade.


Gilka Badaró e equipe recebem lideranças do MST

Lideres do Movimento dos Sem Terras estão neste momento sendo recebido pela prefeita, Gilka Badaró e pelo Vice-Prefeito, Antonio Jorge e demais integrantes da equipe de governo. Na pauta a entrega de um documento contendo reivindicações nas áreas educacional e social que beneficiem os moradores dos assentamentos existentes no município.
A manifestação está acontecendo em ritmo pacifico. (Vejam as fotos)

Sem terras em movimento nba praça Adoniuas Filho

A prefeita Gilka Badaró sendo saudada pelo lider do MST

Platéia atenta aos discursos


O vice-prefeito Jorjão acopanhado de seu Lidio participando da manifestação

A prefeita Gilka Badaró recebendo as lideranças do MST

 
Vista da Praça Adonias Filho

Itajuipense
Será na próxima segunda-feira (4) a eleição da nova Diretoria e do Conselho Fiscal para o biênio 2013/2014, da Liga Itajuipense de Desportos Terrestres (LIDT). O pleito terá inicio às 19 horas, em primeira convocação e, às 19:30hrs em segunda convocação.
O prazo máximo para inscrição das chapas expirará no próximo sábado (2), às 17:30 hrs, na sede da entidade sita à Rua Antonio Salustiano Santos ou na sede do Sport Club Santa Cruz, situada Pa Rua Alcino Nascimento, 236 – Centro.

Recadastramento
Encerra amanhã o prazo para recadastramento dos servidores municipais.
Os servidores que não se recadastrarem poderão ficar sem o pagamento do salário.
É só correr até a Escola Municipal Professor Diógenes Vinhaes 

Por hoje é só. Vou guardar a tesoura, a agulha e a linha.
Vou bater o martelo... Ponto Final. (Redação: o Bolso do Alfaiate)

O Evangelho do Dia
Terça-feira da 3ª semana do Tempo Comum

Santo do dia : S. Constâncio, b., m., + 178,  São José Freinademetz, presb., +1908
image Saber mais sobre os Santos do dia 

Leituras

Comentário ao Evangelho do dia feito por : Santo Ireneu de Lyon 
Nossa Senhora do Sim: Aquela que faz a vontade de Deus

Evangelho segundo S. Marcos 3,31-35. 

Naquele tempo, chegaram a casa onde estava Jesus, sua mãe e seus irmãos que, ficando do lado de fora, O mandaram chamar.
A multidão estava sentada em volta dele, quando lhe disseram: «Estão lá fora a tua mãe e os teus irmãos que te procuram.»
Ele respondeu: «Quem são minha mãe e meus irmãos?»
E, percorrendo com o olhar os que estavam sentados à volta dele, disse: «Aí estão minha mãe e meus irmãos.
Aquele que fizer a vontade de Deus, esse é que é meu irmão, minha irmã e minha mãe.»

Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org

A CRONICA DE WALMIR ROSÁRIO - DIRETO DE CANAVIEIRAS

  UM HOMEM QUE SE FEZ JIPE EM CARNE E OSSO em  março 21, 2024 Jipe caracterizado na estrada e na porta de uma oficina Por  Walmir Rosário* E...