quarta-feira, 30 de novembro de 2011


Câmara Municipal de Itajuípe – Bahia
Pauta
16ª. Sessão Ordinária
2º Período da 14ª Legislatura
1º.12.2011 – às 09:3ohrs.
Ordem do Dia
Projeto de Lei 27/2011 – Autoria Executivo Municipal
Dispõe: Autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar concessão administrativa de uso, nos termos do Art. 30, da LOMI, de área de terreno em favor da Meq – Indústria e Comércio de Móveis Ltda e dá outras providências
Tramitação – Parecer + 1ª Discussão

Projeto de Lei 28/2011 – Autoria Executivo Municipal
Dispõe: Autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar concessão administrativa de uso, nos termos do Art. 30, da LOMI, de área de terreno em favor da Bahia Cacau Ind. De Gêneros Alimentícios Ltda e dá outras providências
Tramitação – Parecer + 1ª Discussão

Projeto de Lei 30/2011 – Autoria Executivo Municipal
Dispõe: Cria o CEAPEI, alterando a Lei Municipal nº 732, de 25.08.2006, altera o anexo I, da Lei Municipal nº 813, de 17.12.2010, e dá outras providências
Tramitação – Despachar paras as Comissões Técnicas Reunidas

Moção de Aplauso nº 11/2011 – Autoria Edil Gean Silva
Moção a APLB – Itajuípe
Tramitação – Única Votação

Requerimento nº 27/2011   - Autoria – Edis Eduardo Portela e Gilvan Ribeiro
Dispõe. Requer informações ao Executivo acerca do Projeto Minha (Reforma de casas de munícipes carentes)
Tramitação – Única Votação




 Casarão da Praça
Praça Vereador José Adry - Itajuípe-Ba
Transmissão ao vivo – FM 104 – Cidade Nova

Governo fixa diretrizes do Minha Casa, Minha Vida para cidades de até 50 mil habitantes

O Ministério das Cidades fixou diretrizes da segunda etapa do ProgramaMinha Casa, Minha Vida para municípios com até 50 mil habitantes. A portaria está no Diário Oficial da União desta quarta-feira.
programa-minha-casa-minha-vida
Haverá mudanças nos critérios de seleção, uma delas é a prioridade na seleção para municípios em situação de calamidade pública com até 50 mil habitantes
As diretrizes trazem mudanças nos critérios de seleção em relação aos adotados na primeira etapa do programa. Uma delas é a prioridade na seleção para municípios em situação de calamidade pública, para os que integram o Plano Brasil sem Miséria e para os que tenham propostas de empreendimentos para atender famílias residentes em área de risco.
Outra alteração é que a prefeitura precisa fornecer a documentação dos terrenos onde serão construídas as unidades habitacionais no momento em que apresentar a proposta de projeto para participar do programa. Até então, essa documentação era exigida após o município ter a proposta selecionada.
O período para que as cidades cadastrem as propostas no site do Ministério das Cidades começa na quarta-feira e se estenderá por um mês. Cada prefeitura pode apresentar até duas propostas. Esta etapa prevê a seleção para a construção de 110 mil moradias. As informações são da assessoria de comunicação do ministério.

FTC divulga resultado do vestibular 2012

No começo da noite desta terça, 29, a Rede de Ensino FTC divulgou o resultado da segunda etapa do Vestibular 2012.1, cujas provas foram realizadas no domingo (27), e anunciou o início da matrícula para os novos acadêmicos, nesta quarta-feira, 30.
A lista dos selecionados pode ser conferida neste link. O candidato aprovado deve realizar previamente o preenchimento do seu cadastro no site da FTC (ftc.org.br). Depois, será gerado o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
Ele deve ser preenchido, impresso, assinado e entregue no ato da matrícula. Em seguida, o aprovado deve comparecer à sede da FTC com Certificado de Conclusão do Ensino Médio e Histórico Escolar; Certidão de Nascimento ou Casamento;
Uma foto 3×4 recente (colorida); Identidade do candidato e do responsável (no caso de menores); Título de Eleitor e prova de quitação na última eleição; Certificado de Alistamento Militar ou Reservista; CPF e comprovante de residência. da www.aregiao.com.br
O Evangelho do Dia
S. André, Apóstolo – Festa

Santo do dia : Santo André, apóstolo

Leituras

Comentário ao Evangelho do dia feito por : Liturgia bizantina 
«Vinde Comigo e Eu farei de vós pescadores de homens»

Evangelho segundo S. Mateus 4,18-22.
Caminhando ao longo do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores.
Disse-lhes: «Vinde comigo e Eu farei de vós pescadores de homens.»
E eles deixaram as redes imediatamente e seguiram-no.
Um pouco mais adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, os quais, com seu pai, Zebedeu, consertavam as redes, dentro do barco. Chamou-os, e
eles, deixando no mesmo instante o barco e o pai, seguiram-no.
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org

terça-feira, 29 de novembro de 2011


Luto
Morreu Paulo Jorge

Faleceu nesta manhã de terça-feira (29), Paulo Jorge - Filho de tradicional família. Paulo Jorge, optou por morar em Itajuípe, onde se tornou uma pessoa popular apesar das atitudes polemicas no decorrer de sua vida.
Paulo Jorge foi um dos personagens do documentário de Bernardo Attal, Os Magníficos que retrata a época de ouro até a decadência dos barões do cacau. O seu corpo será sepultado no Cemitério Campo Santo, em Itajuípe.

Registro do Lançamento do documentário "Os Magníficos" da direita para esquerda Paulo Jorge (camisa listrada) e Rafael Pêpe (camisa amarela, também já falecido). Os Magníficos filme de Bernard Attal nos conduz a um olhar sobre a fragilidade humana revisitando personagens e circunstancias 
afetados pelas conseqüências da queda de poder econômico e social.
Eles herdaram uma vida farta e luxuosa, mas, em pouco tempo, perderam tudo: a condição financeira, o respeito social, o poder, e em alguns casos até a família e a saúde. A dramática história de três fazendeiros da época de ouro na região cacaueira do sul da Bahia é contada no documentário Os Magníficos, dirigido por Bernard Attal. O filme, que revisita o episódio de uma praga agrícola e seu efeito devastador nos anos 80.

 Paulo Jorge em um momento social


Stephany Brito na capa da "VIP" Bom Final de Ano
Frente suprapartidária se reúne para discutir um nome novo
Será nesta quarta-feira (29), às 19 horas, no plenário da Câmara a 1ª reunião da Frente Itajuípe Pelo Nome Novo. A frente é coordenada pelo vereador Gilvan "Van Baster" Ribeiro e tem como o objetivo discutir uma nova opção para disputar o cargo de chefe do executivo nas próximas eleições que serão realizadas em 2012.
Outras duas reuniões estão previamente marcada para os dias 6 e 13 de zembro, no mesmo local.
 Na foto da esquerda para direita o vereador itabunense Wenceslau Jr., Van Baster, o ex-ministro Orlando Filho e o presidente do PCdoB Baida Ribeiro.
A frente aguarda a presença de lideranças partidárias do município para viabilizar um novo nome para dirigir os destinos da comunidade itajuipense.

Ministro Joaquim Barbosa conclui voto da Ficha Limpa

Caronia Brígido, O Globo
O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), concluiu seu voto sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa a partir das eleições de 2012. No último dia 9, quando o caso estava em julgamento no plenário, Barbosa pediu vista do processo, suspendendo a decisão.
Na ocasião, ele disse que esperaria a posse da nova ministra do tribunal, Rosa Maria Weber, para não haver o risco de empate na votação, pois só havia dez ministros presentes. Aparentemente, ele mudou de ideia, porque não há previsão de data para a posse da mais recente integrante do STF. O ministro não quis dar entrevista sobre o assunto. 

Caberá ao presidente da Corte, ministro Cezar Peluso, marcar nova data para o julgamento. Ele pode aguardar a posse de Rosa Maria ou pôr o caso em votação logo. As sessões do STF vão até o dia 19 de dezembro. Depois, haverá recesso até fevereiro do próximo ano.

Música do Dia - Take the A Train

 Duke Ellington Orchestra

Ouça Take the A Train, de Duke Ellington e Billy Strayhorn


Galvão Bueno faz barraco durante show de Luan Santana

Galvão Bueno e Desirée Soares/Agnews

O narrador esportivo Galvão Bueno teria perdido a cabeça na última quinta-feira (24), quando esteve no show de Luan Santana, em São Paulo. Segundo o jornal “O Dia”, desta segunda-feira, (28), ele se desentendeu com a mulher, Desirée Soares e promoveu o maior barraco.
O jornal informa que Galvão ficou tão irritado que até jogou champagne no rosto dela e a empurrou na frente de todos. Desirée, que estava em pé, caiu sentada no sofá do camarote, envergonhada.
Embora ninguém saiba o conteúdo da discussão, o motivo da briga teria começado quando ela deu uma entrevista para a Rede Record, o que teria desagradado o locutor. Após o bate-boca, eles foram embora antes de o show terminar.
Que deselegante!

VEM AI “A MULHER DO LOBISOMEM”

A mulher do lobisomem, é o novo livro do jornalista e escritor Daniel Thame
A Mulher do Lobisomem é o título do segundo livro do jornalista Daniel Thame, que será lançado no próximo dia 8 de dezembro, na Livraria Nobel (Shopping Jequitibá/Itabuna). Autor de Vassoura, que já está em sua quarta reimpressão e conta a saga das pessoas do Sul da Bahia que sofreram com o impacto da vassoura-de-bruxa na lavoura de cacau, Daniel Thame desta vez publica uma série de contos que tem como foco central o universo feminino, em textos que falam de romance, sexo, poesia, crítica social, violência, e uma boa dose de humor e ironia fina, em textos objetivos que são marca de um estilo que o jornalista transpôs para a literatura.
O conto A Mulher do Lobisomem, que deu origem a um quadro especialmente pintado pelo grapiuna Waldomiro de Deus, considerado um dos maiores primitivistas do Brasil, é um exemplo desse estilo. É a história de um homem que se apaixona por uma linda mulher e de repente se descobre lobisomem, sem se dar conta que o amor será seu prazer e sua perdição, tendo a lua cheia como testemunha nem tão inocente assim. “Como o amor, a história do lobisomem e sua paixão é real e irreal ao mesmo tempo porque transcende os limites do que é físico e o que é transcendental, do que é fugaz e do que é eterno”, diz o jornalista, que prefere os contos curtos e não abre mão de finais sempre surpreendentes.
A Mulher do Lobisomem tem 20 contos, como “Amor em Havana”, “A mulher que andava na linha”, “500 anos numa noite”, “Dois olhos azuis e um destino”, “A Mãe”, “Amor em chamas”, “Torturado” e duas histórias de puro humor, sexo e nonsense, “Piercing erótico” e “Deus vai ao Motel”. O livro traz ainda o conto “Maria Nua, Rogai por nós”, um inesquecível libelo contra a exclusão social, publicado no jornal A Região (Itabuna) em 1994.
De acordo com Daniel Thame, “a receptividade de Vassoura, que eu pretendia ser meu primeiro e único livro, serviu de incentivo para mais essa incursão na literatura”. “A Mulher do Lobisomem se tornou especial, menos pelo conteúdo, que ficará a cargo do julgamento dos leitores, e mais pela generosidade de Waldomiro de Deus, que proporcionou a confecção de uma capa de antologia, verdadeira obra de arte desse artista reconhecido em todo o mundo, mas que ainda está a merecer o devido resgate na terra onde nasceu e de onde brota o imaginário de sua  genialidade primitivista”, afirma o jornalista

O auditor-fiscal Miguel Castro dos Santos Júnior, será empossado delegado da Receita Federal do Brasil, em Itabuna. A solenidade de posse está marcada para esta quarta-feira (30), às 16 horas, no auditório do edifício sede da delegacia em Itabuna, e contará com a presença da Superintendente-adjunta da Receita Federal do Brasil na 5ª Região Fiscal (Bahia e Sergipe), Marileide Valverde.
Baiano de Salvador, Miguel Castro é Bacharel em Engenharia Eletrica pela Ufba, administrador de empresas pela Ucsal, e já atuou em diversos cargos de gerência e comunicação nos setores publico e privado. Atualmente, exercia o cargo de Chefe do Setor de Fiscalização (Safis) da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Itabuna.

Abertas inscrições para audiência pública sobre Lei Seca
Prossegue até as 20 horas do dia 9 de dezembro o prazo aberto pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), para a inscrição de interessados em participar e indicar expositores nas audiências públicas sobre Lei Seca (Lei 11.705/08). O requerimento deve ser encaminhado exclusivamente para o e-mail gabineteluizfux@stf.jus.br.
A convocação de audiência pública foi feita pelo ministro no curso da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4103, e será realizada no primeiro semestre de 2012 para debater a temática objeto dessa ação. No processo, a Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento (Abrasel) questiona dispositivos que proíbem a venda de bebidas alcoólicas à beira das rodovias federais ou em terrenos contíguos à faixa de domínio com acesso direto à rodovia

A CRONICA DE WALMIR ROSÁRIO - DIRETO DE CANAVIEIRAS

  UM HOMEM QUE SE FEZ JIPE EM CARNE E OSSO em  março 21, 2024 Jipe caracterizado na estrada e na porta de uma oficina Por  Walmir Rosário* E...